


Curiosidades
agosto 18, 2025
Pela primeira vez, o Telescópio Espacial James Webb identificou e fotografou um exoplaneta que não era conhecido previamente, abrindo um novo capítulo na observação de mundos distantes.
Batizado de TWA 7 b, o planeta é um gigante gasoso jovem, com massa similar à de Saturno. Ele orbita uma estrela pequena, localizada a cerca de 110 anos‑luz da Terra, na constelação de Antlia, em um sistema com apenas 6 milhões de anos de idade.
TWA 7 b foi detectado por imagem direta, utilizando um coronógrafo francês acoplado ao instrumento MIRI do Webb, que bloqueia a luz da estrela e permite visualizar o planeta ao seu redor. Esse método é raro — atualmente, menos de 2% dos exoplanetas conhecidos foram observados dessa forma.
Além disso, com uma massa dez vezes menor que o exoplaneta mais leve já obtido por imagem direta, TWA 7 b demonstra a sensibilidade sem precedentes das capacidades do Webb. A descoberta também revelou um disco de detritos com três anéis concêntricos, fornecendo dados valiosos sobre a formação e evolução de sistemas planetários jovens.