


O que acontece no Mundo
agosto 04, 2025
O governo dos Estados Unidos anunciou que deu início a um processo que pode devolver à Argentina o direito de entrada sem visto para viagens de turismo e negócios de até 90 dias. A medida foi oficializada por meio de um memorando de intenções assinado entre o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA e autoridades argentinas, durante visita da secretária Kristie Canegallo a Buenos Aires.
A Argentina já integrou o Visa Waiver Program (VWP) entre 1996 e 2002, mas foi retirada após a crise econômica que afetou o país no início dos anos 2000. Agora, mais de duas décadas depois, o país volta a ser considerado para o programa graças a fatores positivos, como o aumento do número de visitantes argentinos aos EUA e uma das menores taxas de permanência irregular entre latino-americanos.
Segundo o governo norte-americano, o processo de reintegração ao programa é técnico e pode levar vários meses ou até dois ou três anos. Nesse período, serão analisados critérios como segurança, controle de fronteiras, troca de informações e cooperação internacional.
Caso a Argentina volte ao programa, seus cidadãos poderão entrar nos Estados Unidos apenas com autorização prévia no sistema ESTA (Electronic System for Travel Authorization), o que simplifica e barateia o processo em relação ao visto tradicional.
A notícia marca mais um passo no fortalecimento das relações entre os governos de Javier Milei e Joe Biden, com foco em temas como segurança, investimentos e circulação de pessoas.