Os Certificados podem ser emitidos em nome de pessoas físicas ou jurídicas, e sua emissão é obrigatória para alguns processos. Algumas profissões têm recursos onde a utilização do certificado é essencial, como advogados, engenheiros, médicos e contadores.
O Certificado Digital para pessoa física (também chamado de e-CPF) é usado para representar pessoas. As finalidades comuns são assinatura de documentos ou contratos digitais, assinatura de atos notariais em cartórios, acesso aos serviços online da Receita Federal, Declaração de Imposto de Renda facilitada e emissão de notas fiscais eletrônicas.
Já o Certificado Digital para pessoa jurídica (também chamado de e-CNPJ) representa uma empresa e deve ser emitido pelo seu responsável legal. As finalidades comuns são assinatura de documentos ou contratos digitais celebrados com a empresa, acesso seguro aos sistemas do governo para entrega de obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas, e emissão de notas fiscais.
Os Certificados Digitais ICP-Brasil, para pessoa física ou jurídica, podem ser emitidos em dois tipos: A1 ou A3. A diferença entre eles está na validade e no tipo de armazenamento. O A1 tem validade de 1 ano e é um arquivo armazenado em computador, enquanto o A3 pode ter duração de 1, 2 ou 3 anos e deve ser armazenado em uma mídia criptográfica (cartão ou token).
Dependendo da finalidade de uso do seu Certificado, pode ser necessário a emissão de um tipo específico. Consulte um dos nossos especialistas para escolher adequadamente o seu certificado digital!